Teste de usabilidade: passo a passo de como fazer

posted in: Uncategorized | 0

O teste de usabilidade é uma abordagem de pesquisa usada para avaliar a usabilidade e a experiência do usuário de um produto ou site. Envolve observar e coletar feedback de usuários reais conforme eles interagem com a interface e concluem determinadas atividades. O teste de usabilidade é essencial para o sucesso de produtos e serviços, melhorando a experiência do usuário. É uma abordagem fundamental que permite às empresas avaliar a funcionalidade e a intuitividade de seus projetos usando interações reais do usuário.

  • Aqui avalia-se a curva de aprendizado do usuário, ou seja, quantas vezes ele precisa repetir uma ação para entender o que ela faz e como ele pode atingir sua meta.
  • Assim como a escolha do tipo de teste deve considerar os objetivos do experimento, as métricas de produto que serão avaliadas também precisam estar alinhadas com as metas.
  • Então tudo que acontecer na sala do teste deve gerar insights e referências que melhorem a usabilidade da aplicação.
  • Teste de usabilidade é um método de verificação de funcionalidades da interface de uma plataforma digital.

Diante desse cenário, a necessidade de fazer testes de aplicativos tornou-se uma etapa indispensável dentro do projeto. Afinal, sabemos que usuário insatisfeito afeta a credibilidade da marca, uma vez que eles podem, inclusive, deixar avaliações negativas sobre o software. Por isso, o QA e os Curso de teste de software se complementam, pois ambos visam assegurar uma melhor experiência para o usuário. Esses são alguns dos testes de usabilidade mais comuns, porque fornecem insights preciosos sobre como o usuário se comporta e sente quando entra em contato com o seu produto. No teste de usabilidade comparativo, seus usuários comparam seu site com um de um concorrente, por exemplo, e escolhem o que acham melhor.

Análise

Depois, o Testbirds coleta e avalia o feedback e fornece os dados e um relatório final. Aprenda também a se tornar um especialista em UX e conduzir testes de UX de alto nível. Essa etapa de Quality Assurance, na área de TI, é realizada antes da https://saojoaquimonline.com.br/variedades/2023/11/22/curso-de-teste-de-software-saiba-como-escolher-seu-proximo-guia-na-carreira/ entrega do produto para o cliente. Após a entrega, o que ocorre é o conhecido Controle de Qualidade (Quality Control). Ele pressupõe uma abordagem que permite mais liberdade e criatividade, podendo gerar soluções eficientes para sua marca.

testes de usabilidade

Para trazer insights mais ricos através de dados orgânicos, é feita uma experiência mais imersiva. Recolha todos os insights possíveis e, depois, organize-os para poder analisar e entender onde houve problemas, possíveis funcionalidades para o futuro ou até mesmo coisas que precisam ser removidas. Esses testes são realizados com indivíduos que representam o público-alvo de alguma forma. Cada participante é levado a executar determinadas tarefas típicas enquanto o analista observa, ouve e anota. Dependendo do tipo de curso que você oferece, algumas informações demográficas podem explicar algumas diferenças de uso e de interação com a plataforma.

As 10 Melhores Ferramentas de Teste A/B para Otimizar a Taxa de Conversão

Quando as equipes adotam as metodologias ágeis como processo de trabalho, testes – não apenas de usabilidade, mas de todo tipo – são comuns e recorrentes. A ideia é usar os insights gerados para otimizar as versões já existentes, identificar possíveis problemas de navegação e encontrar questões que podem causar um impacto negativo entre os consumidores finais. A partir do momento que a equipe já tem um protótipo funcional que seja interativo, os testes de usabilidade podem ser aplicados.

  • Além disso, ele introduz o teste ao participante e dá as explicações de como ele funcionará.
  • Mas a UserZoom oferece alguns recursos adicionais fantásticos, como transcrições de vídeo geradas automaticamente para ajudar na análise dos dados obtidos.
  • E para resolver esse problema, foi criado o eye-tracking, que são aparelhos mais caros e complexos, mas extremamente efetivos.