Cientista de Dados: o que faz e como se tornar um profissional?

posted in: Uncategorized | 0

Torne-se um cientista de dados e aprenda a construir modelos estatísticos, resolver problemas e expandir a estratégia de negócios com base em algoritmos de Machine Learning e Big Data. Crie seus primeiros projetos e comece sua carreira em um dos mercados que mais cresce. Se você deseja seguir essa carreira promissora, é essencial desenvolver habilidades em programação, estatística, machine learning e storytelling de dados. É importante ressaltar que a remuneração pode variar de acordo com a experiência, senioridade e localidade do profissional. Portanto, investir em formação e aprimorar habilidades é fundamental para se destacar nesse campo.

Por outro lado, o analista de dados é um profissional que se concentra mais na interpretação e visualização desses elementos para fornecer insights às equipes de tomada de decisão. Eles trabalham com conjuntos de informações existentes, realizam análises descritivas e produzem relatórios que podem ajudar as organizações, por isso, precisa ter conhecimento na área de estratégias de negócio. https://www.acessa.com/tecnologia/2023/11/186143-dicas-para-escolher-o-melhor-curso-de-cientista-de-dados.html Além disso, ele aplica, projeta e treina técnicas de estatísticas e algoritmos de machine learning para extrair insights dos dados coletados a fim de, por exemplo, identificar tendências e padrões, com pouca ou nenhuma interação humana. Temos um programa avançado em ciência de dados, mas também temos trilhas de ciência de dados na graduação de engenharia, administração e economia.

Qual é o crescimento na carreira de uma pessoa que atua nessa área de data science?

Isso porque o cientista de dados precisa fazer pesquisas que o ajude a encontrar soluções. Para isso, ele precisa ter curiosidade e disposição para procurar respostas. Além de conversar com os especialistas do setor, ele pode pesquisar como outros profissionais já resolveram aquele problema e, mais do que isso, é preciso que ele saiba adaptar e aplicar a solução à realidade da empresa.

  • Torne-se um cientista de dados e aprenda a construir modelos estatísticos, resolver problemas e expandir a estratégia de negócios com base em algoritmos de Machine Learning e Big Data.
  • Essa pós-graduação é voltada para profissionais formados em Sistemas de Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Computação e tecnólogos da área de TI.
  • Portanto, eles podem criar modelos preditivos complexos que podem fornecer recomendações válidas com base em dados históricos.
  • A média salarial do estatístico é de R$6.672, de acordo com relatório do buscador de vagas Glassdoor.

Dessa forma, ele pode evitar vários desgastes e custos para a empresa baseado neste tipo de análise. Nesse setor, ele pode ser responsável por avaliar o perfil de um novo cliente e ser decisivo no momento de ajustar o limite do cartão de crédito dessa pessoa, por exemplo. Por interagir com diferentes profissionais, ele tem que saber se comunicar tanto para entender as particularidades dos outros setores quanto para fazer com que os demais especialistas entendam como ele desenvolve as soluções. Com esse conhecimento, o cientista de dados consegue propor uma solução mais assertiva e que faça sentido para o negócio. Para propor soluções eficientes a uma empresa, é preciso que o profissional saiba as particularidades da área em que ela está inserida.

Quem pode entrar nessa carreira e se capacitar para virar um profissional de ciência de dados?

É mandatório também conhecer os métodos para uma boa análise exploratória em uma base de dados. Nesse sentido, a pessoa profissional precisa saber como encontrar padrões e tendências nos dados, a partir de manipulações de funções e recursos já existentes em bibliotecas como o Pandas e Matplotlib. Observando os diferentes tipos de cientistas de dados, percebemos que a atuação de profissionais curso de analista de dados dessa área pode ganhar diversas particularidades, dependendo do contexto. Por isso, tanto para quem se candidata às vagas de data scientist quanto para quem contrata, é necessário primeiro compreender quais skills são realmente importantes para ocupar determinado posto. Uma das atividades mais conhecidas, certamente, é a modelagem e análise com inteligência artificial.